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Taboão da Serra, SP, Brazil
" Somos pedagogas em formação, e criamos este blog para compartilharmos conhecimentos".

Frases de famosos

A natureza está escrita em linguagem matemática. (Galileu)

Se A é o sucesso, então é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada. (Albert Einstein)

O grande arquiteto do Universo começa a parecer-nos um puro matemático. (James Jeans)

Deus é o Geômetra Onipotente para quem o mundo é imenso problema matemático. (Leibniz)

“Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha”.

“Não posso ensinar o que não sei.”

(FREIRE, 1996, p.95)

domingo, 4 de novembro de 2012

Ábaco, Soroban, Cuisinaire e Material Dourado

Momento histórico Utilidade / humanidade O Ábaco foi a primeira máquina de calcular inventada pelo homem, seu primeiro exemplar foi inventado pelos chineses por volta do século XIV, mas há rumores de que na Grécia Antiga por volta de 2.000 A.C. já se utilizavam o ábaco, porém eram utilizados tábuas, pedras e areia para a prática de cálculos. Posteriormente foi se expandindo mundo a fora em países como: Japão, Rússia, Astecas e Brasil entre outros. Com o passar dos anos ele foi se modificando e se moldando conforme os costumes de cada época e a evolução da humanidade. Hoje podemos encontra-los confeccionados em madeira ou plástico com contas que deslizam em varetas ou simplesmente como no último modelo apenas com hastes fixas para se encaixar as peças conforme o cálculo que se deseja realizar. O Ábaco ou Soroban, independente do nome, do país ou do modelo, surgiu com a necessidade de ter-se o controle sobre bens executando-se cálculos de adição e subtração a principio e posteriormente os cálculos de divisão e multiplicação, porém, hoje já se pode utilizar esse tipo de material para técnicas como extração de raízes (quadradas e cúbicas); trabalhos com horas, minutos e segundos; conversão de pesos e medidas; utilizamos números inteiros, decimais e negativos. Os objetivos para os praticantes são: Desenvolver concentração, atenção, memorização, percepção, coordenação motora e cálculo mental, sua prática possibilita realizar cálculos em meio concreto, aumenta a compreensão dos procedimentos envolvidos e exercita a mente. O Cuisinaire foi inventado há mais de 50 anos pelo professor belga Émile Georges Cuisinaire Hottelet, que realizou experiências por 23 anos em uma aldeia belga chamada Thuin. Este material é utilizado em todo o mundo. O responsável em difundir a criação do Cuisinaire foi o professor espanhol Caleb Gattegno em 1952, tendo como visão o ensino da matemática de forma lúdica. O material é feito de madeira, constituídos por modelos de prismas quadrangulares, contém 241 barras coloridas quadrangulares com 1 cm de aresta na base, com 10 cores e 10 comprimentos diferentes proporcionais. Ao utilizar o Cuisinaire podemos trabalhar os seguintes conteúdos: Fazer e desfazer construções, fazer construções a partir de representações no plano, cobrir superfícies desenhadas em papel quadriculado, medir áreas e volumes, trabalhar simetrias, construir gráficos de colunas, estudar frações e decimais, estudar as propriedades das operações, efetuar a decomposição de números, efetuar a ordenação de números, estudar e comparar partes e resolver problemas. O Material Dourado foi criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori, que através da tomada da consciência da criança criou este material, percebendo que as crianças respondiam com rapidez e entusiasmo aos estímulos para realizar tarefas, exercitando as habilidades motoras e experimentando autonomia. Embora tenha sido desenvolvido para trabalhar a matemática a idealização deste material seguiu os mesmos princípios montessorianos para a criação de qualquer um dos seus materiais, a educação sensorial. Este material tem como objetivo: Desenvolver na criança a independência, confiança em si mesma, a concentração, a coordenação e a ordem; gerar e desenvolver experiências concretas estruturadas para conduzir, gradualmente as abstrações cada vez maiores; fazer a criança, por ela mesma, perceber os possíveis erros que comete ao realizar uma determinada ação com o material; trabalhar com os sentidos da criança. Soroban - Ábaco Japonês Por volta de 1600 D.C., os japoneses adotaram uma evolução do ábaco chinês 1/5 e chamado de Soroban. O ábaco do tipo 1/4, o preferido ainda hoje e fabricado no Japão, surgiu por volta de 1930. Uma vez que os japoneses utilizam o sistema decimal optaram por adaptar o ábaco 1/5 para o ábaco 1/4 desta forma é possível obter valores entre 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna. As utilidades para a humanidade são as mesmas descritas no primeiro item dessa tabela logo acima: Na descrição do item Ábacos.

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