Quem somos

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Taboão da Serra, SP, Brazil
" Somos pedagogas em formação, e criamos este blog para compartilharmos conhecimentos".

Frases de famosos

A natureza está escrita em linguagem matemática. (Galileu)

Se A é o sucesso, então é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada. (Albert Einstein)

O grande arquiteto do Universo começa a parecer-nos um puro matemático. (James Jeans)

Deus é o Geômetra Onipotente para quem o mundo é imenso problema matemático. (Leibniz)

“Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha”.

“Não posso ensinar o que não sei.”

(FREIRE, 1996, p.95)

domingo, 4 de novembro de 2012

Atividades de matemática para 3º e 4º anos

Atividades de matemática 3º ano 1) Leia, pense e resolva as operações em seu caderno. a) O Sr. Juvenal possui uma granja onde cria 230 galinhas. Quincas o granjeiro, colheu no final de semana 78 ovos. Se cada galinha bota um ovo por dia, quantas galinhas não botaram ovos? b) O Sr. Juvenal cria, também na granja, meia centena de frangos, 27 pintinhos e mais as 230 galinhas. Quantas aves há na granja? c) O Sr. Juvenal comprou no início do mês, 40 quilos de ração. Depois de alguns dias restavam ainda 27 quilos. Quantos quilos foram gastos nesses dias? Um depende do outro. Para concluir esta atividade, necessita-se resolver passo a passo cada etapa. O (____) é sempre o resultado da questão anterior. 1) Quanto é 1 + 1? (______). 2) E se (_____) + 3 é? (_____). 3) Uma dezena menos (_____) + 4 é? (_____). 4) (____) + meia dúzia é (_____). 5) 10 + (_____), menos meia dezena é? (_____). 6) O (____) + uma unidade, dá? (_____). 7) Sete e sete são quatorze, com mais sete? (____). 8) (____) + meia dezena e quatro unidades, é igual á? (_____). 9) Pois bem, (_____) tem quantas dezenas? (______). 10) (_____) menos uma unidade é? (______). 11) “Mais vale um pássaro na mão, do que (______) voando”. Atividade para o 4º ano 1 – Compras em geral. Levar para a sala de aula, dinheiro sem valor (de mentirinha) e caixas vazias de produtos para simular um mercadinho, distribuir o dinheiro para os alunos e incentiva-los à comprar os produtos, realizando a soma, executando o pagamento e recebendo o troco (devendo revezar entre os compradores e os vendedores), o professor poderá efetuar o cálculo na lousa com a participação oral da sala. 2 – Pesos e medidas. Leva-se uma balança digital e uma fita métrica para a sala de aula, chamamos os alunos de 2 em 2, pesa-se cada um de uma vez colocando o valor correspondente ao peso na lousa, pode-se somar os pesos e perguntar quanto pesam juntos os alunos A e B, ou qual a diferença de peso entre eles, para isso subtraímos. Com a fita métrica, medem-se os alunos e da mesma forma coloca-se o valor na lousa podemos somar as medidas ou compara-las para saber quem é mais alto ou mais baixo. Podemos desenvolver um gráfico, deixar exposto na sala e futuramente realizar novamente a atividade para saber quanto cada aluno cresceu ou engordou em um determinado período.

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