Quem somos

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Taboão da Serra, SP, Brazil
" Somos pedagogas em formação, e criamos este blog para compartilharmos conhecimentos".

Frases de famosos

A natureza está escrita em linguagem matemática. (Galileu)

Se A é o sucesso, então é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada. (Albert Einstein)

O grande arquiteto do Universo começa a parecer-nos um puro matemático. (James Jeans)

Deus é o Geômetra Onipotente para quem o mundo é imenso problema matemático. (Leibniz)

“Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha”.

“Não posso ensinar o que não sei.”

(FREIRE, 1996, p.95)

domingo, 4 de novembro de 2012

Constance Kamii e Malba Tahan

CONSTANCE KAMII E MALBA TAHAN Em seu livro “A criança e o número”, Constance Kamii acredita que as formas de registrar os cálculos e técnicas operatórias, são adquiridas com a criação de todos os tipos de relações, pois o educador deve encorajar a criança a fazer relações com todos os tipos de objetos, eventos e ações possíveis, ex: jogos em grupo. Segundo a autora, o educador deve encorajar as crianças a pensarem sobre número e quantidade de objetos em situações significativas para ela, pensando em quantidade sempre que sentirem necessidade e interesse (quantificação de objetos), estimulando o raciocínio lógico e trabalhando com objetos móveis. Para ela, a interação social com os colegas e professor são fundamentais, pois a troca de ideias auxilia no caminho de se chegar à resposta certa, sem a correção feita pelo professor. O professor é o mediador desse processo, reconstruindo o raciocínio do aluno para que ele possa entender a base do erro. Já no livro “O homem que calculava” de Malba Tahan, o personagem desenvolveu a habilidade de calcular qualquer coisa através da observação e do emprego da lógica. A matemática apresenta-se de um modo trivial, pois ele fazia cálculos de situações cotidianas e que lhe davam prazer. Entendemos que as técnicas adotadas pelos dois autores auxiliam de uma forma positiva o ensino do conceito de número, deixando claro que o educando passa a ser sujeito e o professor mediador desse processo, e que o raciocínio lógico, a interação social e fatos do cotidiano da criança contribuem para uma eficaz aprendizagem.

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