“ Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”. Chico Xavier
Quem somos
- Potência do Saber
- Taboão da Serra, SP, Brazil
- " Somos pedagogas em formação, e criamos este blog para compartilharmos conhecimentos".
Frases de famosos
A natureza está escrita em linguagem matemática. (Galileu)
Se A é o sucesso, então é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada. (Albert Einstein)
O grande arquiteto do Universo começa a parecer-nos um puro matemático. (James Jeans)
Deus é o Geômetra Onipotente para quem o mundo é imenso problema matemático. (Leibniz)
“Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha”.
“Não posso ensinar o que não sei.”
(FREIRE, 1996, p.95)
domingo, 4 de novembro de 2012
Cálculo Mental e a Compreensão dos números
CÁLCULO MENTAL E A COMPREENSÃO DOS NÚMEROS
O calculo mental é necessário para uma significativa compreensão dos números e suas propriedades, para estabelecer estimativas, para uso prático em atividades cotidianas e contribui na aprendizagem de conceitos matemáticos, como relações, operações, etc.
Cada situação de cálculo mental se coloca com um problema que para ser solucionado exige que o sujeito utilize procedimentos originais, construídos por ele próprio, a fim de chegar ao resultado.
No entanto é visto como um grande desafio aos professores, propor situações problema, onde estratégias de calculo mental sejam postas em prática.
Pesquisas relatam que a habilidade para o calculo mental, em situações escolares, é construída a partir da resolução de uma série de situações problemas, através da interação aluno-colega e aluno-professor.
Os jogos matemáticos podem ser uma solução para os professores, já que neste, o aluno busca em seu raciocínio respostas para ele. Podemos apontar quatro razões para o calculo metal nas escolas, são elas:
1- Influi positivamente na capacidade de resolver problemas;
2- Aumenta o conhecimento do aluno sobre o campo numérico;
3- Habilita a construção do conhecimento;
4- Deve ser acompanhado de um aumento progressivo do calculo mecânico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário