Quem somos

Quem somos
Taboão da Serra, SP, Brazil
" Somos pedagogas em formação, e criamos este blog para compartilharmos conhecimentos".

Frases de famosos

A natureza está escrita em linguagem matemática. (Galileu)

Se A é o sucesso, então é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada. (Albert Einstein)

O grande arquiteto do Universo começa a parecer-nos um puro matemático. (James Jeans)

Deus é o Geômetra Onipotente para quem o mundo é imenso problema matemático. (Leibniz)

“Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha”.

“Não posso ensinar o que não sei.”

(FREIRE, 1996, p.95)

domingo, 4 de novembro de 2012

Plano de aula: A história da Matemática

PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Tema: História da Matemática Público Alvo: 4º ano Fundamental I (9anos) Tempo Previsto: 3 aulas. Conteúdo: - Mostrar a História da matemática. - Construção dos números. - Esclarecer processo de numeralização. Situação didática: Mostrar um vídeo da história da matemática. Questionar, para que a matemática é importante em nossa vida. Dividir a sala em grupos de 4 pessoas e distribuir desafios, enigmas e situações problemas. Recursos: Data show, folhas com exercícios e cronometro. Objetivos gerais: Despertar o foco da escola que é preparar o individuo, para isso a matemática lhe dá condições de tomar decisões, contribui para que o aluno tenha condições de enfrentar desafios, pois ele vive numa sociedade informatizada e globalizada, onde o conhecimento é requisito fundamental e dessa maneira precisa da matemática. Objetivo específico: Dar ao aluno a possibilidade de buscar uma nova forma de ver e fazer matemática, contribuindo para a construção do conhecimento matemático, fazendo com que o aluno não aprenda somente calcular, resolver problemas e decorar, mas tornar o aluno capaz de através das estratégias construir significado e torná-lo capaz de analisar, discutir etc. Justificativa: A história da matemática traz outra forma de ver e entender esta disciplina, tornando-a mais prazerosa. Favorece o conhecimento como um todo. Cronograma: 1º momento: No primeiro dia, apresentar o vídeo sobre a história da matemática. Fazer questionamentos e ouvir as opiniões sobre o uso da matemática no cotidiano. 2º momento: No segundo dia, retomar o conteúdo e fazer atividades propondo desafios. 3º momento: No terceiro dia, aplicaremos a avaliação. Avaliação: Fazer uma brincadeira em grupos tipo “amigo secreto” com desafios. Propor para que os grupos respondam sobre as questões apresentadas na aula. Avaliar: interação, iniciativa para resolução e respostas para diagnosticar se internalizaram o conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conhecendo a História dos Problemas

Conhecendo a História dos Problemas

Conhecendo a História dos Números

Conhecendo a História dos Números