“ Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”. Chico Xavier
Quem somos
- Potência do Saber
- Taboão da Serra, SP, Brazil
- " Somos pedagogas em formação, e criamos este blog para compartilharmos conhecimentos".
Frases de famosos
A natureza está escrita em linguagem matemática. (Galileu)
Se A é o sucesso, então é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada. (Albert Einstein)
O grande arquiteto do Universo começa a parecer-nos um puro matemático. (James Jeans)
Deus é o Geômetra Onipotente para quem o mundo é imenso problema matemático. (Leibniz)
“Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha”.
“Não posso ensinar o que não sei.”
(FREIRE, 1996, p.95)
domingo, 4 de novembro de 2012
Plano de aula: A história da Matemática
PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA
Tema: História da Matemática
Público Alvo: 4º ano Fundamental I (9anos)
Tempo Previsto: 3 aulas.
Conteúdo:
- Mostrar a História da matemática.
- Construção dos números.
- Esclarecer processo de numeralização.
Situação didática: Mostrar um vídeo da história da matemática.
Questionar, para que a matemática é importante em nossa vida.
Dividir a sala em grupos de 4 pessoas e distribuir desafios, enigmas e situações problemas.
Recursos: Data show, folhas com exercícios e cronometro.
Objetivos gerais: Despertar o foco da escola que é preparar o individuo, para isso a matemática lhe dá condições de tomar decisões, contribui para que o aluno tenha condições de enfrentar desafios, pois ele vive numa sociedade informatizada e globalizada, onde o conhecimento é requisito fundamental e dessa maneira precisa da matemática.
Objetivo específico: Dar ao aluno a possibilidade de buscar uma nova forma de ver e fazer matemática, contribuindo para a construção do conhecimento matemático, fazendo com que o aluno não aprenda somente calcular, resolver problemas e decorar, mas tornar o aluno capaz de através das estratégias construir significado e torná-lo capaz de analisar, discutir etc.
Justificativa: A história da matemática traz outra forma de ver e entender esta disciplina, tornando-a mais prazerosa.
Favorece o conhecimento como um todo.
Cronograma: 1º momento: No primeiro dia, apresentar o vídeo sobre a história da matemática.
Fazer questionamentos e ouvir as opiniões sobre o uso da matemática no cotidiano.
2º momento: No segundo dia, retomar o conteúdo e fazer atividades propondo desafios.
3º momento: No terceiro dia, aplicaremos a avaliação.
Avaliação: Fazer uma brincadeira em grupos tipo “amigo secreto” com desafios. Propor para que os grupos respondam sobre as questões apresentadas na aula. Avaliar: interação, iniciativa para resolução e respostas para diagnosticar se internalizaram o conteúdo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário