Quem somos

Quem somos
Taboão da Serra, SP, Brazil
" Somos pedagogas em formação, e criamos este blog para compartilharmos conhecimentos".

Frases de famosos

A natureza está escrita em linguagem matemática. (Galileu)

Se A é o sucesso, então é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada. (Albert Einstein)

O grande arquiteto do Universo começa a parecer-nos um puro matemático. (James Jeans)

Deus é o Geômetra Onipotente para quem o mundo é imenso problema matemático. (Leibniz)

“Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha”.

“Não posso ensinar o que não sei.”

(FREIRE, 1996, p.95)

domingo, 4 de novembro de 2012

Vamos fazer o nosso próprio Ábaco

Título da aula: Criação do próprio Ábaco. Idade: Para a criação do Ábaco não há idade específica, todos podem criar, o que vai diferenciar é na hora da utilização, podemos trabalhar com atividades variadas e com graus de dificuldades conforme o ano em que se vai trabalhar. Objetivo: Apresentar para as crianças as sentenças matemáticas através do lúdico. Justificativas: Ao construir o seu próprio Ábaco a criança valoriza mais o aprendizado e cria-se um vínculo maior entre o material e o aluno. Materiais: 1 embalagem de ovos de meia dúzia. 5 palitos de churrasco. Macarrão com furinhos (tipo Padre nosso). Execução: Pegue metade da embalagem de ovos, peça para colocarem os palitos nas divisões ao meio conforme mostra o desenho abaixo, classificar como unidade, dezena, centena, milhar..., utilizar os grãos de macarrão para efetuar as contas. Ensinar a criança a trabalhar com o ábaco no lugar da calculadora e mostrar que é possível fazer contas e resolver problemas com este instrumento de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conhecendo a História dos Problemas

Conhecendo a História dos Problemas

Conhecendo a História dos Números

Conhecendo a História dos Números